segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Um pouco mais sobre o Projeto "Pedagogia Hospitalar"

Todo ser humano deve ter garantido o seu direito à educação. É o que prevê a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Como forma de ampliar as possibilidades de atendimento a esse direito, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia instituíram, no ano de 2006, a atuação do profissional pedagogo também em espaços não-formais de educação. A partir daí, a Pedagogia Hospitalar tem ganhado força, juntamente com outras atuações educativas em espaços não-escolares.

Resultados de experiências já publicadas sobre a Pedagogia Hospitalar indicam a melhora do quadro sintomático da criança hospitalizada quando há mediação educativa. Esta mediação possibilita a adaptação, motivação e a ocupação sadia do tempo ocioso e pode ocorrer por meio de atividades diversas de leitura, escrita, raciocínio lógico-matemático, dentre outras. A Pedagogia Hospitalar vem “[...] oferecer à criança hospitalizada, ou em longo tratamento hospitalar, a valorização de seus direitos à educação e à saúde, como também ao espaço que lhe é devido enquanto cidadão [...]”. (MATOS; MUGGIATI, 2001, p. 16).

Sendo assim, o curso de Pedagogia da Faculdade São Francisco de Barreiras propõe o desenvolvimento de oficinas educativas para crianças internas no Hospital do Oeste, que acontecerão no período de agosto a outubro no turno matutino, nas segundas e quartas-feiras, com a previsão de duas oficinas também às sextas-feiras, com a participação de alunos e professores do mencionado curso.

Inicialmente serão desenvolvidas oficinas de Letramento, Matemática e Ciências, coordenadas pela professora Emília Pignata, com a participação das professoras Elena Brentano, Carla Silva, Mirela Casali e de algumas alunas do 5º semestre do curso.

Concomitante à realização destas oficinas haverá uma intervenção com os acompanhantes das crianças participantes, realizada pela professora Rosa Maria Furtado. Esta oficina tem como título “Minhas memórias, minhas vivências...” e acontecerá uma vez por mês, até o fim do projeto no mês de outubro.

Vale ressaltar que há a pretensão de ampliar este projeto para 2011, por meio do estabelecimento de parcerias com as escolas nas quais as crianças estudam, de modo que estas possam prosseguir seus estudos, com o devido acompanhamento escolar, sem prejuízos para sua aprendizagem.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projetos "Pedagogia Hospitalar" e "Palestras nas Escolas"

Neste segundo semestre estou a 1.000 por hora! Além das atividades na coordenação do curso de Pedagogia da FASB e das orientações de monografia, tenho dedicado um bom tempo a dois projetos de extensão: Um em "Pedagogia Hospitalar", que será desenvolvido no Hospital do Oeste, localizado na cidade de Barreiras-BA e outro de "Palestras nas Escolas", com foco na importância da relação família-escola.

O primeiro tem como objetivo desenvolver oficinas educativas, propiciando para crianças hospitalizadas a continuidade dos estudos, bem como momentos interativos e de reflexão para familiares acompanhantes destas crianças. Este contará com a participação da minha colega, professora Rosa Maria Furtado e de algumas alunas do 5º semestre do curso.

O segundo compreende a realização de palestras nas escolas públicas da cidade de Barreiras, tratando da importância da relação família-escola. A primeira palestra acontecerá na Escola M. CAIC, no dia 24/08, por convite da egressa do curso e professora da sala de recursos desta e de outras escolas, Fábia Lopes.  

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Uma História que Precisa ter Fim...

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas, encomendou ao Departamento de Projetos Especiais de Mauríco de Sousa uma revistinha da Turminha que trouxesse uma lição para nossas crianças e jovens sobre a problemática que é o uso de drogas. Aqui está o resultado!


Neste gibi, de linguagem bastante didática, os papéis sociais (família - escola - grupos de referência) aparecem muito bem definidos. Além disso há orientação sobre procedimentos que devem ser tomados, sem postura moralista no tratamento desta questão. Vale a pena conferir! 

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Piadas do Joãozinho - uma divertida homenagem ao dia do Estudante...

Joãozinho não tinha feito o dever de casa e a mãe dele pergunta:
-Joãozinho por que você não fez o dever de casa?
E Joãzinho responde:
-Ora mãe por que moramos em um apartamento!


- Joãozinho, quem foi Duque de Caxias?
- Quem foi eu não sei, mas que ele tinha boa memória, tinha!
- Como assim, Joãozinho?
- A senhora não sabia? Tem uma estátua lá na praça dizendo: " dedicado à memória de Duque de Caxias!"


A professora pergunta para o joãozinho
- Joãozinho qual o futuro de roubar?
E o joaozinho responde:
- Ir preso fessora!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO - 10º ANPED

Eu, juntamente com minha querida professora Jacira Câmara e com a colega Aurenildes Brasil, publicamos um trabalho no 10º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED, que ocorreu esse ano no Centro-oeste do país, no estado de Minas Gerais. O título do trabalho é "RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO" e o resumo pode ser encontrado no endereço abaixo. http://www.anpedco10anos.ufu.br/ocs2/index.php/ANPED-CO/10anped/paper/view/755
 
Vale destacar que a professora Jacira é uma sumidade neste assunto, com vários trabalhos publicados e foi ela quem nos incentivou a realizar esta pesquisa, como trabalho da disciplina "Currículos e Programas" do Programa de Mestrado da UCB.
 
Um grande abraço a minhas colegas de pesquisa e obrigada pela parceria!

sábado, 7 de agosto de 2010

Interdisciplinaridade e Disciplinarização do Ensino...Referências sugeridas

Para quem procura referências que tratam destes temas, indico as obras abaixo. Ressalto que há pensamentos divergentes nesse conjunto de produções, mas considero que é justamente esse debate que enriquece a discussão!

BARBOSA, Sebastião Cláudio. Interdisciplinaridade na Escola: conceituação e exercício a partir de oficinas. Goiânia: Ed. Da UFG, 2006.

BRINHOSA, Mário César. Interdisciplinaridade: possibilidades e equívocos. In: LOMBARDI, José Claudinei (org.). Temas de Pesquisa em Educação. Campinas SP: Autores Associados, 2003.

DEMO, P. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed 2006.

DENCKER, A. F. M. Pesquisa e interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência no curso de turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (orgs) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

FAZENDA, I. C. A. “A escola que gera conhecimento.” In: I. Fazenda; F. Almeida; J. A. Valente; M. C. Moraes; M. T. Masetto; M. Alonso (orgs.). Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 1999.

FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1993.

FAZENDA, I. (org.). Interdisciplinaridade na educação brasileira: 20 anos. São Paulo: Criarp, 2006.

GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.) O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MACHADO, João Luiz de Almeida. A interdisciplinaridade nas telas. Disponível em www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1172833387_72.doc. Acesso em: 23 de setembro de 2009.

MIGUEL, A; GARNICA, A. V. M; IGLIORI, S.B.C; D’AMBRÓSIO, U. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Set /Out /Nov /Dez 2004 No 27 http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE27/RBDE27_07_ANTONIO_M_-_ANTONIO_V_-_SONIA_BARBOSA_E_UBIRATAN.pdf. Acesso em 03.07.2009.

MORAES, M.C. Ecologia dos Saberes: Complexidade, Transdisciplinaridade e Educação. Novos Rumos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH, 2008.

NICOLESCU, B. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

NOGUEIRA, A. (Org.). Contribuições de interdisciplinaridade: para a ciência, para a educação, para o trabalho sindical. Petrópolis: Vozes, 1994.

PESSANHA, E., DANIEL, M. & MENEGAZZO, M. “Da História das Disciplinas Escolares à História da Cultura Escolar: uma trajetória de pesquisa”. USP, Faculdade de Educação, São Paulo: Revista Brasileira de Educação, set/out/nov/dez, nº 27, pp. 57-69, 2004.

SANTOMÉ, J.T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, Silvana & MALACHIAS, M. H. I. Interdisciplinaridade e resolução de problemas: algumas questões para quem forma futuros professores de ciências. Educação e Sociedade. ISSN 0101-7330. Vol. 29. N. 103. Campinas, maio/agosto, 2008.

TEIXEIRA, Evilázio Francisco Borges. Emergência da Interdisciplinaridade e da Trasdisciplinaridade na Universidade. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas & MOROSINI, Marília Costa. (Orgs) Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2007.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v.13 n.39 Rio de Janeiro set./dez. 2008.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e Interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antônio Flávio (Org.). Currículo: questões atuais. 11ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

INTERDISCIPLINARIDADE...O PROBLEMA!

A problemática que envolve as questões sobre Interdisciplinaridade, e que instigaram minha pesquisa de mestrado, envolve a trajetória histórica da institucionalização de propostas interdisciplinares na Educação Superior, mais especificamente nos cursos de Pedagogia. 

As experiências por mim conhecidas revelam um percurso marcado por contradições e resistências, acredito que resultantes do condicionamento do pensar pedagógico a práticas fragmentadas de ensino, que são, eminentemente reprodutivistas.

O que há de consenso nestas experiências e nas discussões que as subsidiam é que a busca das interfaces dos saberes é uma das possibilidades de reconstituição da "totalidade" do conhecimento. Mas, apesar de o princípio ser basicamente o da integração entre as disciplinas, há ainda uma indefinição acerca do que realmente significa a Interdisciplinaridade, principalmente em se tratando da prática!
Esta instabilidade coloca ainda este tema como alvo de discussões e desconfianças no meio acadêmico-científico, mesmo diante do volume crescente de propostas que trazem a Interdisciplinaridade como meta principal.

Sendo assim, os questionamentos que norteiam o meu trabalho giram em torno das concepções de Interdisciplinaridade...Que concepções têm professores e alunos a respeito deste tema? Que avanços e limites podem ser sinalizados a partir das experiências vivenciadas na busca da concretização da interdisciplinaridade no contexto do curso de Pedagogia?

Aguardemos os resultados!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

iNtErDiScipLiNaRiDaDe

Fui convidada pela professora Nara Modica a falar sobre Interdisciplinaridade na turma do 3º semestre de Pedagogia da FASB...tal convite se justifica pelo fato de eu estar pesquisando este tema no mestrado. Meu projeto tem como título "INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO DE PEDAGOGIA: PERTINÊNCIA DAS CONCEPÇÕES E AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS."

Confesso que, mesmo depois de tanto ler, pesquisar, estudar, escrever, continuo tendo mais perguntas do que respostas...Mas, justamente por ser um assunto tão desafiante, me sinto estimulada a continuar pesquisando!

Acesse o material da apresentação no link abaixo...

iNtErDiScipLiNaRiDaDe