quinta-feira, 31 de março de 2011

ACONTECEU NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FASB...

Aconteceu no último sábado, dia 26 de março, uma palestra ministrada pela profª Benevenuta Fátima de Lima, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A palestrante falou sobre "O papel e a atuação dos Conselhos Municipais de Educação", conteúdo que faz parte da disciplina Gestão Escolar, ministrada pela professora Rosa Maria Furtado.
Na ocasião, esteve presente também Marta Maria Wanderley, docente do curso de Letras da Unversidade do Estado da Bahia que, assim como a professora Benevenuta Fátima, é membro do Conselho Municipal de Educação da nossa cidade (Barreiras-BA). A professora Marta contribuiu sobremaneira com as discussões suscitadas pelos participantes.
A professora Iara Xavier prestigiou o evento, acompanhando os alunos do 3º semestre que, durante todo o tempo, levantaram questionamentos acerca da temática abordada. Participaram também de modo efetivo as alunas do 7º semestre do curso.

Agradeço a todos que demostram prazer em compartilhar suas experiências e saberes. Estes são momentos que muito engrandecem a formação do futuro pedagogo!  




terça-feira, 29 de março de 2011

Ciclo de Palestras do curso de Pedagogia da FASB

Na última quinta-feira (24/03), a Técnica em Assuntos Educacionais da UFBA, professora Simone Leal Coité, ministrou uma palestra para os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade São Francisco de Barreiras, versando sobre o tema: A formação continuada do professor e a contribuição do coordenador Pedagógico: uma reflexão sobre a prática

Vale ressaltar que este é o tema da pesquisa desenvolvida pela referida professora, no contexto do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília.




Participaram da palestra as turmas do 5º e do 7º semestre de Pedagogia, respectivamente sob mediação das professoras Sandra Lousada e Nara Modica.





sexta-feira, 11 de março de 2011

Outras imagens do SARAU

"Educação do pobre e Educação do Rico".

A Dramatização feita pelos alunos do 2º semestre arrancou muitos risos da plateia!!!
 (Juliano Francisco, o artista do curso de Pedagogia, Delismara, aluna rica e Andiara, aluna pobre)


Delismara e Juliano
 





Juliano e Andiara

Delismara.


Andiara












Coral "Saberes docente" regido pela professora de Didática, Iara Xavier, e pelo acadêmico Juliano Francisco.
Turma do 2º semestre de Pedagogia.


quinta-feira, 3 de março de 2011

A Educação no Campo também contemplada no SARAU do curso de Pedagogia

O componente curricular Educação no Campo, sob responsabilidade do professor Oto Reichert, também teve o seu destaque no Sarau do curso de Pedagogia.
As alunas do 4º semestre protagonizaram uma belíssima apresentação homenageando Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré,  que foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

Segundo a narradora Elizineth Basto, Patativa foi uma das principais figuras da música nordestina do século XX. De família humilde vivia da agricultura de subsistência e logo cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com apenas 8 anos de idade perdeu seu pai e passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Assim que se alfabetizou, aos doze anos, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.


Avani, Leila, Eliana, Edvânia, Veroniza, Angela e Regilene recitando um dos contos de Patativa.

Publicou seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, em 1956. Na sua 2ª edição em 1967, esta obra passa a se chamar Cantos do Patativa. Em 1970 é lançada nova coletânea de poemas, Patativa do Assaré: novos poemas comentados, e em 1978 foi lançado Cante lá que eu canto cá.
Jaqueline recitando...e as "patativas" ao fundo! Muito legal!!!!
Patativa lançou ainda outros dois livros: Ispinho e Fulô (1988) e Aqui tem coisa (1994). Foi casado com Belinha, com quem teve 9 filhos.

Obteve notoriedade devido diversas premiações, títulos e homenagens, a exempo de ter sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa. No entanto, Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade.
Aqui foi a vez de Eliana Araújo...

Participaram também da apresentação as acadêmicas: Kalyana, Carlas Núbia, Jussara, Avani, e Nadja.

Parabéns a todas vocês e ao professor Oto pelo brilhante trabalho desenvolvido!!!! 

E continua o SARAU....

"...De uma coisa temos certeza.
Se o professor não levar poesia pra dentro da escola periga o sujeito nunca ver um só poema!!!

Esta certeza tem os acadêmicos quando se inspiraram nas obras de Ruth Rocha para criarem essa encantadora poesia:

Receita para um mundo melhor

Pegue papel e caneta
para poder escrever
um poema sobre um mundo
muito bom de se viver

Pegue também a colher
Para preparar com prazer
Uma linda redação
E o mundo refazer

Coloque na penela
Amor e atenção
E depois salpique bem
Um pouco de compreensão

Mexa bem devagar
E não esqueça da amizade
Para conseguir tudo isso
Não importa a idade

Adicione paz, repeito
Solidariedade e carinho
Pois num mundo bom assim
Você nunca está sozinho

E depois de ir ao forno
O mundo já está pronto
Para podermos nele viver
Como num lindo conto.
Elizineth recitando a poesia criada pelo grupo...
É disso mesmo que precisamos, de um mundo cheio de amor, amizade e de solidariedade, principalmente quando falamos em inclusão. A partir da obra de Alexandre Azevedo, “O Menino que via com as mãos”, as alunas desenvolveram uma interessante dramatização.
Avani (sentada) Veroniza (dramatizando o menino que via com as mãos)
Jaqueline, Kalyana e Elizineth (narradora) 


Jaqueline, Veroniza e Kalyana