quinta-feira, 3 de março de 2011

A Educação no Campo também contemplada no SARAU do curso de Pedagogia

O componente curricular Educação no Campo, sob responsabilidade do professor Oto Reichert, também teve o seu destaque no Sarau do curso de Pedagogia.
As alunas do 4º semestre protagonizaram uma belíssima apresentação homenageando Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré,  que foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

Segundo a narradora Elizineth Basto, Patativa foi uma das principais figuras da música nordestina do século XX. De família humilde vivia da agricultura de subsistência e logo cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com apenas 8 anos de idade perdeu seu pai e passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Assim que se alfabetizou, aos doze anos, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.


Avani, Leila, Eliana, Edvânia, Veroniza, Angela e Regilene recitando um dos contos de Patativa.

Publicou seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, em 1956. Na sua 2ª edição em 1967, esta obra passa a se chamar Cantos do Patativa. Em 1970 é lançada nova coletânea de poemas, Patativa do Assaré: novos poemas comentados, e em 1978 foi lançado Cante lá que eu canto cá.
Jaqueline recitando...e as "patativas" ao fundo! Muito legal!!!!
Patativa lançou ainda outros dois livros: Ispinho e Fulô (1988) e Aqui tem coisa (1994). Foi casado com Belinha, com quem teve 9 filhos.

Obteve notoriedade devido diversas premiações, títulos e homenagens, a exempo de ter sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa. No entanto, Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade.
Aqui foi a vez de Eliana Araújo...

Participaram também da apresentação as acadêmicas: Kalyana, Carlas Núbia, Jussara, Avani, e Nadja.

Parabéns a todas vocês e ao professor Oto pelo brilhante trabalho desenvolvido!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário