sábado, 7 de agosto de 2010

INTERDISCIPLINARIDADE...O PROBLEMA!

A problemática que envolve as questões sobre Interdisciplinaridade, e que instigaram minha pesquisa de mestrado, envolve a trajetória histórica da institucionalização de propostas interdisciplinares na Educação Superior, mais especificamente nos cursos de Pedagogia. 

As experiências por mim conhecidas revelam um percurso marcado por contradições e resistências, acredito que resultantes do condicionamento do pensar pedagógico a práticas fragmentadas de ensino, que são, eminentemente reprodutivistas.

O que há de consenso nestas experiências e nas discussões que as subsidiam é que a busca das interfaces dos saberes é uma das possibilidades de reconstituição da "totalidade" do conhecimento. Mas, apesar de o princípio ser basicamente o da integração entre as disciplinas, há ainda uma indefinição acerca do que realmente significa a Interdisciplinaridade, principalmente em se tratando da prática!
Esta instabilidade coloca ainda este tema como alvo de discussões e desconfianças no meio acadêmico-científico, mesmo diante do volume crescente de propostas que trazem a Interdisciplinaridade como meta principal.

Sendo assim, os questionamentos que norteiam o meu trabalho giram em torno das concepções de Interdisciplinaridade...Que concepções têm professores e alunos a respeito deste tema? Que avanços e limites podem ser sinalizados a partir das experiências vivenciadas na busca da concretização da interdisciplinaridade no contexto do curso de Pedagogia?

Aguardemos os resultados!

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