segunda-feira, 12 de março de 2012

Psicogênese da Língua Escrita - Orientações para pesquisa com crianças (Disciplina: ALFABETIZAÇÃO)

COLETA DE DADOS COM CRIANÇAS NOS NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO E SILÁBICO


1. Apresentar um cartão com letras, números e outros sinais gráficos (Ex. H LO% 4 $TS @ 9 * & Ç #) e pedir que a criança fale o que acha que tem escrito. Caso ela indique alguma palavra que esteja ali escrita, peça que faça a leitura acompanhando com o dedo.

2. Apresentar outro cartão com a gravura de um objeto, animal ou outro elemento qualquer que seja conhecido pela criança. Abaixo devem estar registrados letras, números e sinais gráficos e novamente peça que a criança fale o que tem ali escrito.

3. Preparar uma lista de palavras (brinquedos, frutas, material escolar, partes do corpo etc), de modo que nesta lista tenha palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Ditar uma a uma para que a criança escreva. Dentre as palavras escolhidas deve conter uma ou mais de uma que possibilite o conflito da criança em relação à quantidade mínima de letras (Ex: rã, pé, giz)

4. A cada palavra ditada, pedir que a criança faça a leitura, acompanhando com o dedo. Observar bem a forma como a criança faz a leitura. Isso é determinante para identificação do nível de escrita.

5. Inserir também uma que tenha repetição de letras, para testar a hipótese da variedade de caracteres (Ex. banana, papai, coco). Estas palavras não precisam necessariamente fazer parte do grupo semântico escolhido.

6. Ditar uma frase para que a criança escreva.

7. Por último, apresentar uma folha com uma gravura qualquer, que não tenha relação com a frase que estará escrita logo abaixo. (Ex. Gravura: um homem – Frase: O meu cachorro é brincalhão). Pedir para que a criança leia. Caso ela faça a leitura global, pedir que repita a leitura, agora com o auxílio do dedo.

Observação importante: As pesquisadoras devem, o tempo todo, fazer indagações, principalmente em relação às situações conflituosas apresentadas.

Ex. Está sobrando letras?

O que você vai fazer com essas letras que estão sobrando?

Não está faltando letra aí nessa palavra?



NÍVEIS SILÁBICO-ALFABÉTICO E ALFABÉTICO

1. Eleger uma lista de palavras trissílabas ou polissílabas (brinquedos, frutas, material escolar, partes do corpo etc). Ditar uma a uma para que a criança escreva.

2. A cada palavra ditada, pedir que a criança faça a leitura, acompanhando com o dedo.

3. Ditar duas frases, contendo algumas das palavras ditadas anteriormente.

4. Pedir que a criança escreva livremente uma frase...o que ela quiser escrever.

5. Ditar um pequeno texto (Máximo de 04 linhas para crianças no nível silábico-alfabético e máximo de 08 para crianças alfabéticas)

6. Pedir que a criança leia. Testar o nível de compreensão: perguntar do que trata o texto. Pedir que fale o que entendeu do que escreveu.

Obs: As pesquisadoras devem o tempo todo fazer indagações, principalmente em relação às situações conflituosas apresentadas.

Ex. A palavra está toda aí? Não está faltando letras?

Caso demonstre dificuldade na interpretação, instigar: quem são os personagens do texto? Como ele começa? Como termina?

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