quinta-feira, 26 de maio de 2011

VITÓRIAS DO BRASIL


Um texto de Antônia Maria Prado de Araújo (minha mãe)

Certamente a vitória mais memorável do Brasil é a conquista do Pentacampeonato no futebol...É o melhor do mundo! Não obstante, questiono: será que esse título no ranking mundial serve de escudo para ocultar a desigualdade das condições de vida dos brasileiros? Exime as autoridades da obrigação, não digo de repensar, mas, de pensar na vida dos filhos dessa "Pátria mãe gentil"? Desde o nascimento, muitos dos seus filhos têm como "berço explêndido" o aconchego do concreto das pontes, das barracas de lona, madeirite ou papelão, o lôdo das águas, cestos ou caçambas de lixo.

Vitoriosos são os que conseguem sobreviver por graça do Criador e ajuda de populares - esses, heróis por uns dias - aí sim, a mídia e a compaixão se manifestam para adotar as Vitórias. Vitória "Régia"?* Vitórias "Recicladas"?** Sem ironia, com indignação volto a questionar: é comum notícias do crime de abondono de incapaz cometido por mães em condições dignas de vida? Não quero aqui justificar aquelas que cometeram tal crime, mas, chamar a atenção das autoridades para que todas as mães possam "dar a luz" a seus filhos, no sentido amplo do termo.

Ah! quantos não conseguiram ser Vitórias ou Vitórios!*** Derrotados pela morte jamais poderão ufanar-se de ser Brasileiros, ou simplesmente do direito de viver.

* Em alusão ao bebê de dois meses resgatado com vida depois de ser jogado dentro de um saco de lixo na Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte - 2006).

** Referência a todas as crianças encontradas no lixo. E são muuuitas!!! A exemplo da menina recém-nascida abandonada em Praia Grande, litoral paulista, encontrada por um catador de latinhas.

*** O bebê recém-nascido encontrado no lixo de um banheiro do Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, faleceu por volta das 20h35 do dia 29 de abril de 2011. Com cerca de 1,5 kg, a criança sofreu paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.

O corpo de um bebê de sete meses do sexo feminino foi encontrado no lixão da cidade de Itabuna - BA. A criança estava dentro de uma sacola.

No dia 12 de maio, um bebê foi encontrado morto por um catador de lixo no Anel Viário da cidade de São Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário