sábado, 24 de julho de 2010

Avaliação e Poder!

Não é difícil a gente se deparar com situações que são impensávies nos dias de hoje, quando o assunto é avaliação da aprendizagem...

Encontrei uma referência interessante, que até então não conhecia, sobre essa questão. Trata-se de um autor francês chamado Ranjard (1984, citado por Perrenoud, 1999) que associa avaliação e poder. Ele se pergunta por que os professores ainda se agarram à atribuição de notas, que todos nós sabemos que é carregada de vieses e arbitrariedade. E responde afirmando:

"Eles defendem um prazer. Um prazer de má qualidade mas seguro, garantido, cotidiano. Um prazer que deve ser disfarçado para ser vivido sem culpabilidade. (...) Esse prazer, é o prazer do Poder com P maiúsculo. O professor é o senhor absoluto de suas notas. Ninguém [...] pode fazer nada sobre as notas que ele deu, porque foi no âmago de sua consciência que ele as atribuiu. Com seu diploma, lhe foi reconhecida a competência de dar nota. Sua consciência profissional é inatacável. Na sua função de avaliador, ele é todo o poderoso. E este domínio, é o poder sobre os alunos" (p.94). 

Vale refletir!!!!

PERRENOUD, Philippe. Os DEZ não ditos ou a Face escondida da Profissão Docente. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Genebra, 1999.

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