sexta-feira, 16 de julho de 2010

Concepções de Criatividade

A disciplina "Criatividade" foi uma novidade para mim na trajetória do Mestrado. Ainda não conhecia a fundamentação das discussões sobre esta temática tão fundamental nas nossas vidas, nas nossas profissões. Essas discussões estão embasadas nos estudos de pesquisadoras como Eunice Soriano de ALENCAR (minha professora no curso) e Denise de Souza FLEITH, no Brasil e de LUBART, AMABILE, FELDMAN, CSIKSZENTMIHAYI, GARDNER dentre outros estrangeiros.

Com base nas obras destes autores, podemos afirmar que não há consenso acerca do termo "criatividade". É recorrente nas teorias sobre criatividade a referência à produção de algo novo, original e relevante num determinado contexto histórico. Alguns autores têm apontado a existência de diferentes níveis de criatividade. Outros têm delimitado como objeto de estudo a forma como os produtos criativos emergem, ou seja, as diferentes etapas do processo criativo.

No senso comum encontra-se relacionada à idéia de criatividade a crença num dom divino, num insight ou lampejo de inspiração que atingiria somente a um grupo de privilegiados. Também freqüente é o determinismo: ou a pessoa é criativa ou não é. Outro equívoco é relacionar a criatividade somente com produções artísticas ou ainda achar que esta depende apenas de fatores internos, desconsiderando a significativa contribuição das condições sócio-ambientais.

A refutação destas idéias deu lugar à consciência de que todo ser humano apresenta certo grau de habilidades criativas, que podem ser aprimoradas por meio da prática.

Alguns traços de personalidade têm sido objeto de estudo de pesquisadores que se interessam pela temática: intuição, flexibilidade cognitiva, persistência e dedicação, pensamento independente, espontaneidade, alto nível de energia, dentre outros.

Fatores motivacionais também têm sido considerados de suma importância na produção criativa.

Pesquisas mostram que, além dos traços de personalidade e dos fatores de motivação, a criatividade está também relacionada com fatores cognitivos, como percepção, aprendizagem, e todos estes se relacionam mutuamente.

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