segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Material para a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Alfabetização

Profª. Emília Pignata

ROTINA NUMA SALA DE AULA SOCIOINTERACIONISTA

1. Leitura compartilhada - O professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como: notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc. (Ler por prazer, sem cobrar atividades nenhuma após esta leitura). O objetivo dessa prática é desenvolver o prazer pela leitura, sendo o professor um “modelo de leitor”.

2. Roda de conversa – Com o objetivo de desenvolver a oralidade, a livre expressão e a criatividade, o professor deve propor diariamente a “rodinha”, na qual os alunos conversam sobre assuntos variados. Ao final, pode-se propor a produção de um texto coletivo do assunto debatido.

Sugestão: Criar caixas na sala com temas variados e neste momento, um destes temas, uma notícia, por exemplo, é sorteada.

3. Agenda – Anotar os recados ou compromissos na agenda pode se tornar uma atividade de letramento, uma vez que o texto registrado tem uma função social. Com essa atividade estaremos promovendo o desenvolvimento de técnicas necessárias à escrita (escrever da esquerda para a direita, obedecendo a linha).

4. Atividades diversas de leitura - Esta atividade é imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão desenvolvê-la. Deve ser realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que ainda não sabem ler convencionalmente. Sugere-se a utilização de músicas, poeminhas ou histórias curtas. O objetivo principal nessa prática é promover a leitura mesmo quando ainda não se sabe ler (convencionalmente).

Possibilidades:

- Localizar palavras (iniciar com substantivos)
- Ordenar fatias dos textos (frases, palavras)
- Palavras cruzadas, caça-palavras
- Adivinhas
- Ilustração do texto
- Roda de poesia
- Empréstimo de livros (Ciranda de livros, Leva e traz)
- Projetos de leitura
- Modificação da história (dar outro final, mudar os nomes das personagens, etc).

Obs: Intervenções como identificar a letra inicial e final das palavras devem ser feitas constantemente. Identificação de rimas também é bastante interessante nessa proposta.

5. Atividades diversas de escrita - Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Nessas atividades a criança escreve de acordo com sua hipótese de escrita (do jeito que ela sabe) e o professor faz as intervenções necessárias, de modo a provocar o conflito (em se tratando de “erro construtivo”, na visão de Emília Ferreiro).

Objetivos: Avançar nas reflexões sobre a Língua escrita; Resolver a letra a ser usada (hipótese qualitativa) e quantas letras usar (hipótese quantitativa); Escrever textos com sentido (inicio, meio e fim); Revisar ortografia e gramática.

Atividades indicadas para o avanço de nível:

- Escrever palavras e frases utilizando o alfabeto móvel;
- Completar textos (lacunas no início ou no final da frase)
- Produção de textos individuais e coletivos (listas, histórias, contos, etc.)
- Reescrita de palavras, utilizando quadrinhos (para que a criança perceba que estão faltando letras na sua escrita)
- Palavras cruzadas (com ou sem banco de palavras), etc.

6. Atividade de casa – Deve ser planejada com antecedência e ser interessante, desafiante. O aluno deve ser incentivado a criar autonomia para resolver sozinho. A atividade de casa, quando orientada diariamente tem como objetivo promover o hábito de estudar, a autonomia e a auto-aprendizagem.


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