segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Material para a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Alfabetização

LEITURA E ESCRITA DE NOMES PRÓPRIOS


O nome próprio é um exemplo estável de escrita. O trabalho com nomes também favorece a aquisição da base alfabética, uma vez que informa sobre a quantidade de letras, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de ser uma palavra que pode conter em si um significado afetivo (nome de um colega, de alguem da família, da professora).

As atividades sugeridas logo abaixo, possibilitarão a "leitura", mesmo para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente. Podem ajudar também a fazer com que a criança estabeleça correspondências entre o oral e o escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional dos nomes.

Sugestões:
- Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes próprios.
- Montar nomes com alfabeto móvel para posterior exploração: qual o nome maior, qual o menor, quantos começam com a mesma letra, quantos tem a mesma letra no final...
- Fichas com os nomes dos alunos, para realização de leituras diárias.
- Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.
- Criação de novos nomes a partir das primeiras sílabas de um e das últimas de outro, por exemplo:

LUAN – LUIZ / MARARAQUEL.

  • Procurar nomes escondidos dentro de outros nomes, por exemplo.

LUCÉLIA = CÉLIA / MARIANA = MARIA + ANA.

  • Transformação de nomes femininos em masculinos ou vice-versa:

ANGELA = ANGELO / LUCIANA = LUCIANO

  • Indicação de diminuitivos ou aumentativos:
JOÃO = JOÃOZINHO = JOÃOZÃO / JULIANA = JULIANINHA = JULIANONA



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