segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Material para a disciplina Fundamentos da ALFABETIZAÇÃO (Curso de Pedagogia)

ATIVIDADES COM DICIONÁRIO


Proposta 1

Produção de um dicionário da classe

Depois de observar cuidadosamente a apresentação dos textos nos dicionários, propor a criação de um dicionário da turma, com os nomes das crianças, relacionado-os em ordem alfabética. A turma deve propor descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições, incorporando etimologia, abreviações e outros conceitos importantes.

Proposta 2

Jogo de adivinhação:

Cada grupo consulta o dicionário e escolhe uma palavra de uso pouco frequente. Registra no caderno uma definição inventada e em seguida registra a definição correta. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a inventada.

Proposta 3

Jogo do começo

O (a) professor(a) leva para a classe diversos textos - anúncios, jornais, cartazes e capas de revistas. Solicita aos alunos que encontrem as palavras que começam com a letra A. Os alunos copiam as palavras começadas por A no caderno e depois colocam em ordem alfabética. Em seguida, o(a) professor(a) pede para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e assim sucessivamente até completar todo o alfabeto.

Este jogo pode ser integrado com a consulta ao dicionário, para as palavras desconhecidas, como no jogo abaixo.

Proposta 4

Adedonha

O aluno divide uma folha de papel em branco, em colunas verticais com os seguintes nomes: flores, cores, frutas, meninos, meninas, cidades, carros, etc.

Essa atividade também pode ser feita coletivamente no quadro-negro desde o princípio ou no final para visualizar o resultado geral. Em seguida, o(a) professor(a) sorteia uma letra do alfabeto e dá um tempo para cada aluno pensar e escrever (5 minutos para cada letra sorteada), por exemplo a letra B: bromélia (flor), branco (cor), banana (fruta), Bruno (menino), Bianca (menina), Barreiras (cidade) etc. Quem não conseguir encontrar algum nome começado com B, deixa o local em branco. No final, cada um soma sua pontuação (pode estipular 5 pontos para os nomes repetidos e 10 pontos para os nomes que não se repetem na folha de outros colegas). Depois de tudo finalizado, os alunos podem juntar todas as folhas individuais e, juntos, organizarem todos os nomes encontrados em ordem alfabética num grande mural, feito com papel madeira.

Proposta 5

Revisão e reescrita de texto

O professor pode dividir a turma em grupos e distribuir uma produção diferente para cada grupo. Um código acertado com a turma — um círculo, por exemplo — indicaria incorreção ortográfica nos textos analisados previamente. Os grupos teriam um tempo estipulado para conferir a ortografia das palavras circuladas no dicionário e reescrever os textos, objetivando o seu aprimoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário